Desde a graduação em Educação Física, algo já me inquietava: por que não falávamos tanto de comportamento humano quanto falávamos de biomecânica? Ainda nos anos de formação, percebi que entender sobre gente – suas dores, seus medos, suas resistências – era tão essencial quanto prescrever o melhor protocolo de treino.
Com o passar dos anos, isso ficou ainda mais claro. O atendimento dito “humanizado” virou diferencial. Repare: algo que deveria ser o básico, tornou-se um luxo. Hoje, o mercado se surpreende com empatia, com escuta, com conexão. E é nesse ponto que eu te provoco: será que você está se limitando a montar treinos ou está realmente cuidando de alguém?
Recentemente, tenho aprofundado uma linha de estudo que, por muitos anos, foi vista com desconfiança por alguns colegas da área: as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, as conhecidas PICs. Fiz curso de acupuntura, iniciei uma especialização na área e, para somar, também comecei a cursar Nutrição. Loucura? Para muitos, talvez. Para mim, coerência.
Afinal, como profissional que também atua como coordenador de curso superior, não posso ensinar a olhar o ser humano por partes. Se quero formar profissionais capazes de impactar vidas, preciso, eu mesmo, estar disposto a expandir horizontes. A Educação Física não é (e nunca foi!) só sobre corpo. É sobre biografia, história, emoção e, por que não, espiritualidade.
Chamo de gestor da saúde o personal trainer que compreende isso. Aquele que, com apoio de recursos tecnológicos e conhecimento interdisciplinar, toma decisões com base em dados, mas também em escuta. Que enxerga o aluno não apenas como um corpo a ser moldado, mas como alguém que carrega uma bagagem – física, emocional e social.
Não, não é sobre abandonar a planilha. É sobre preenchê-la com mais sentido!
Afinal, o que me move hoje não é só entregar resultado físico, mas oferecer caminhos de bem-estar mais amplos, mais conectados, mais humanos. E talvez, nessa jornada de olhar para o todo, o tal “diferencial” seja, finalmente, voltar ao essencial.