Publicidade

Afogamentos: o que está acontecendo?

Colunista: Redação REF&H

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) divulgou, recentemente, a 8ª edição do Boletim Brasil, com o tema “Afogamentos: o que está acontecendo”, para retratar a realidade desse tipo de evento que vitimiza milhares de pessoas anualmente em todo o mundo.

Para se ter noção, 15 brasileiros morrem afogados todos os dias, sendo a maior incidência na região norte do Brasil e quase 50% dos óbitos ocorrem até os 29 anos.

Apesar da extensa faixa litorânea brasileira, a maioria dos óbitos (70%) ocorre em rios e represas, mas 59% das mortes na faixa etária de 1 a 9 anos ocorrem em piscinas e residências.

Afogamento NÃO é acidente!

Se afogamento fosse acidente, ele aconteceria por acaso, mas praticamente todos os incidentes de afogamento poderiam ter sido prevenidos! A melhor forma de tratamento contra esse tipo de incidente é a prevenção!

Mais de 90% das mortes ocorrem por se ignorar os riscos, não respeitar limites pessoais e/ou desconhecer como agir.

Prevenção é tudo!

O dia 25 de julho marca o Dia Mundial da Prevenção em Afogamentos e todo mês de novembro acontece a Semana Latino-americana de Prevenção em Afogamento, promovida pela SOBRASA, uma entidade sem fins lucrativos, que funciona como um conselho profissional e atua unindo o Brasil para reduzir os afogamentos e incidentes aquáticos.

Clicando no botão abaixo você tem acesso ao boletim completo, que traz vários dados estatísticos, além de uma extensa orientação para se prevenir incidentes dessa natureza.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar