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Criação de novos setores para o crescimento de seu estúdio de Pilates

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Todo empreendedor que possuí um estúdio de Pilates deseja que seu negócio cresça e traga mais lucro. Sabemos que as questões interpessoais entre o estúdio e o praticante não devem ser descartadas, afinal, atendemos pessoas e não objetos. Mas também sabemos que sem lucro e gerenciamento, o estúdio fecha. Então faça uma boa balança entre biológico, simbólico e negócio, e cuidado para não confundir mundo real com os filmes da Disney. Somente lá as coisas ocorrem bem com mágica. Aqui é trabalho árduo e cada vez mais técnico.

Assim, se seu estúdio está crescendo, fatalmente carecerá de novos investimentos físicos, gerenciais, e principalmente, pessoais. E é nessa hora que você, empreendedor, deve saber criar novos setores e preenchê-los com especialistas no assunto. Serei redundante agora, mas eu disse especialistas, e não alguém que você conheceu por aí e ministra aulas ou sessões de Pilates. As aulas fazem parte de apenas uma pequena fatia desse bolo que precisa ter uma cereja no topo.

Para refletir melhor sobre esse passo à frente que está prestes a dar, conversaremos abaixo sobre a importância de contratar novos funcionários para que assumam suas devidas tarefas e como podemos executar o gerenciamento de sua equipe mesmo não possuindo espaço físico hábil para isso.

A importância de contratar e distribuir tarefas

Se seu estúdio cresce, o trabalho duplica! Portanto, se em seu planejamento anual está contido o crescimento do seu negócio é preciso que descentralize as tarefas o mais rápido possível. Por mais que isso pareça assustador, uma vez que nenhum funcionário terá o mesmo carinho por sua empresa do que o próprio dono, é importante que faça uma seleção adequada de pessoas que irão assumir funções para lhe ajudar.

Vai por mim: você não é especialista nos vários segmentos de que seu estúdio precisa. O que está fazendo até agora é um quebra galho, e por mais que pareça que está dando certo, já parou para analisar a quantidade de tempo que está perdendo fazendo uma tarefa que um especialista faria com menos da metade desse tempo? Mais ainda: já parou para pensar quantas matrículas já deixou de fazer ou reter porque não é especialista em gestão, marketing e vendas?

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A pergunta que o empreendedor se deve fazer é: eu estou preparado para fazer meu estúdio crescer? Se sim, é preciso contratar especialista nos diversos setores para isso. E nem venha com esse pensamento de que não tem dinheiro para investir nesses profissionais. Sem investimento, não existe crescimento! E se não quer correr riscos, você não é um empreendedor!

O pouco espaço não limita a criação de setores

Lendo o livro “Onde está minha equipe?” de Terence Brake, podemos ver um exemplo claro de que mesmo seu estúdio de Pilates sendo pequeno e não tendo espaço para conter várias salas para cada setor de gerenciamento, o trabalho de diversos especialistas é possível. Abaixo tem um relato contando um pouco de como Terence trabalhava. Faça isso em seu negócio.

Terence trabalhava como programador de jogos para computador na empresa chamada The Fun House, nos Estados Unidos. Em diversos trechos de sua obra, explica como a empresa maximizava sua performance contendo equipes globais, que trabalhavam de modo virtual em diversos países pelo mundo interligados pela internet.

Percebem? A TFH não contratou as pessoas por morarem perto da empresa, mas sim, por serem especialistas em cada setor. O que mais vejo são oportunidades de emprego trazendo a frase: “morar perto”. Quando vejo isso, já vem aquele pensamento na cabeça: como que esse estúdio quer crescer se está escolhendo os que moram perto, e não os melhores? Invista na passagem do seu funcionário, se ele for bom, vai valer cada centavo.

A sugestão é que analise o currículo lattes de cada entrevistado, verifique na prática se ele sabe realizar as tarefas exigidas e invista no salário desse funcionário. Você sabe que especialistas ganham mais, mas sem eles, sua empresa não passará para outro patamar. Então invista nas pessoas certas e pare de perder tempo economizando com profissionais que não investiram no seu auto-crescimento. Tenho certeza de que será um sucesso para seu estúdio.

Assim, meus amigos, venho me despedindo e desejando que esse texto faça você pensar se vale a pena distribuir funções e contratar pessoas que são melhores do que nós para executar tarefas mais eficientes e auxiliar no crescimento do seu estúdio de Pilates.

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