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Manutenção eterna: não faça isso no seu estúdio de Pilates

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Antes de tudo, o que seria essa “manutenção eterna”? Sabe aquele aparelho ou utensílio que sofreu alguma avaria ou está desgastado, foi interditado com a famosa placa ou papel escrito “em manutenção” impedindo seu uso, e precisa ser restaurado ou substituído? A tal manutenção eterna é quando essa plaquinha se transforma em adereço do seu estúdio, uma vez que já se passaram 2, 4, 6 dias ou até 1 mês, e nada foi feito para que aquele aparelho ou utensílio possa ser utilizado novamente.

Parece até uma brincadeira da minha parte, mas acreditem, visito vários estabelecimentos de prática de exercícios, e nos menores, essa é uma prática razoavelmente comum. Não faça isso em seu estúdio!

Não é preciso ser um grande estudioso de marketing e gerenciamento de empresas para compreender que por mais que a mensalidade seja barata, seu cliente quer ver este investimento sendo aplicado na atividade que pratica. E uma coisa é fato, pode ser duro, mas é fato: se o empreendedor alega que não tem dinheiro para fazer um reparo ou adquirir um equipamento novo, isso é reflexo de um mal gerenciamento do capital de giro. Em outras palavras, seu estúdio faliu, você só não quer assumir o fato. Estude bem seus atos e se prepare com estratégias de gerenciamento para que isso não aconteça com seu negócio.

Para refletirmos melhor sobre essa trama, separei alguns tópicos para conversarmos.

Efeito estúdio pequeno e sem sucesso

Não realizar manutenções constantes, aprimoramentos, e o principal, não realizar a manutenção rápida de algum aparelho ou utensílio quebrado trará uma imagem de descaso e insucesso para o estúdio.  O pensamento gira em torno de: “o estúdio é pequeno, de bairro, com poucos alunos matriculados, e por isso, não tem dinheiro para fazer a manutenção”. Que empresa de sucesso não tem recurso para fazer a manutenção dos serviços e espaço? Não ceda motivos para a imagem do seu negócio ser denegrida. Ele pode até não ter uma superestrutura, mas precisa mostrar que é um espaço de sucesso e que todos que ali passarem, serão tratados como reis e rainhas.

Assim, se seu espelho quebrou, se o ar-condicionado pifou, se uma peça de algum aparelho se rompeu, o ideal é que nem se precise colocar a plaquinha “em manutenção”. Ligue para o serviço adequado e agende o serviço, se possível, no mesmo dia e ainda durante o funcionamento da sala. Caso não seja apropriado, resolva esse problema logo após o encerramento das atividades, para que no outro dia, seus clientes possam utilizar adequadamente o espaço. Afinal, eles não pagaram para ler plaquinhas!

Reserva de valores para emergências

Manutenções, reposições ou aparelhos novos são caros, nós empreendedores sabemos disso. Diante desse fato, tenha sempre um fundo de reserva destinado para esse objetivo. Isto permitirá que a manutenção seja feita o mais rápido possível.

Aqui no Instituto Fisart, um terço do arrecadado é separado para esse fim. Caso sobre valores no final do ano, o valor deixa de ser utilizado como fonte de manutenção, e vira renda de aquisição para algum bem adicional que tornará mais prazerosa a permanência no local ou que aumente a agilidade de algum serviço prestado.

Reserva de materiais

Sempre que possível, tenha alguns materiais reservas em sua empresa, para que caso ocorra algum defeito, possa ser trocado imediatamente. É claro que alguns materiais são impossíveis de se ter no estoque devido ao preço ou tamanho, como um ar-condicionado reserva. Porém, algumas peças menores e mais baratas podem ser armazenadas, para que, caso quebrem, sejam repostas imediatamente.

Alguns exemplos são a trava do carrinho do Reformer que periodicamente precisa ser trocada, faixas elásticas que rasgam por erros na utilização ou armazenamento, lâmpadas que podem queimar a qualquer momento, entre outros. Resumindo, esteja preparado para imprevistos.

Exposição de relatórios de melhorias

É um dever, e não um favor, realizar as manutenções constantes no seu estúdio de Pilates. Apesar disso, vale a pena enviar relatórios mensais por e-mail ou anexar em um quadro de informações o que foi realizado de melhoria dentro do estabelecimento.

Por vezes, a maioria das melhorias, como a pintura da sala, passam despercebidas. Ajude o seu cliente a perceber que parte do valor investido na matrícula está sendo revertido para a melhoria da prática dos seus exercícios. Isto ajudará o cliente a se aproximar da sua marca, reconhecer seu esforço e se fidelizar.

Esses foram alguns exemplos para que possa dar o pontapé inicial e arquitetar planos para que suas manutenções sejam cada vez mais eficientes.

Bons negócios e cuide bem do seu estúdio!

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