Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Nova matricula não é sinônimo de sucesso na divulgação do seu estúdio de Pilates

Colunista: Rodrigo Perfeito

Publicidade

Nessa altura do campeonato, em pleno 2025, até os menos experientes em gestão e marketing entenderam que a propaganda é a alma do negócio. De tempos em tempos também observamos cada vez mais a tecnologia e o meio digital substituírem a divulgação por meio de materiais físicos. O mercado está em plena metamorfose.

Uma coisa é fato: a propaganda é um dos fatores mais importantes para o sucesso de seu negócio.

Mas como podemos saber se as divulgações do estúdio de Pilates estão dando certo? O retorno de matrículas seria um fator a se analisar, mas o “x” da questão é: a propaganda serve apenas para aumentar as vendas? Vamos conversar um pouco para conseguirmos responder essa pergunta no final da nossa conversa.

A divulgação pode ser paga ou gratuita

A maior dificuldade de quem está iniciando em qualquer negócio é conseguir concorrer com grandes marcas já consolidadas, afinal, elas gastam fortunas em divulgação. Existem diversos fatores que irão dificultar a exposição do seu estúdio de Pilates, mas uma delas, sem a menor dúvida, é o baixo capital investido na divulgação patrocinada para “bater de frente ” com as grandes empresas.

É possível fazer uma divulgação gratuita de sucesso. Mas para isso, terá que criar conteúdos que façam o engajamento do seu público de maneira constante. Isso exige muito tempo, equipamento adequado e muita criatividade. Nada impossível, concorda comigo?

Porém, uma divulgação paga será entregue para o público direcionado sem precisar do engajamento ou que seu vídeo ou imagem viralize.  Enquanto a propaganda gratuita entrega o conteúdo somente se tiver centenas de curtidas e compartilhamentos, na paga, basta direcionar o público e investir.

Por mais que exista a possibilidade de alcançar públicos maiores com divulgações gratuitas, busque sempre reservar parte do seu lucro para o re-investimento em propagandas pagas. Elas servirão como um atalho, poupando um tempo precioso e a certeza de que seu conteúdo alcançará novas pessoas.

Nem sempre uma boa divulgação precisa ocasionar novos clientes

Para iniciamos uma divulgação de sucesso é preciso traçar primeiro quais serão os objetivos e metas que almejamos.

Divulgar um perfil empresarial nas redes sociais não exige somente criação de conteúdo e postagens regulares. Exige a adequação do conteúdo para alcançar o objetivo correto! O pensamento de quem ainda está iniciando no universo da divulgação é acreditar que toda propaganda deve desencadear novas matrículas no estúdio de Pilates.

Não é bem assim! Existe um tempo cronológico para o amadurecimento da sua marca no mercado. Principalmente se você tem pouco recurso financeiro para investir em divulgação paga. E novas matrículas em seu estúdio não quer dizer que a divulgação foi um sucesso. Pode ter sido meramente o acaso. 

Quando sua marca ainda não está consolidada no mercado, ou ainda, você possui centenas de concorrentes, a propaganda não necessariamente precisa lhe trazer novos clientes para ser considerada de sucesso.

Em outras palavras, por exemplo, ao criar uma postagem patrocinada sobre o tratamento da gonartrose no Pilates, inicialmente essa divulgação irá atrair pouquíssimas pessoas por ser um tema muito específico, porém, aqueles que engajarem no conteúdo possivelmente são pessoas que possuem dores no joelho e em outras partes do corpo e precisam de tratamento no Pilates.

Pode ser ainda, que essa pessoa tenha que assistir seus conteúdos pagos por meses para que assim possa ser ensinada que seu estúdio é o local que pode lhe ajudar. Pensar que propagandas precisam trazer novos clientes de imediato é extremamente ingênuo e desprovido de conhecimento técnico.

Por experiência própria em todos esses anos como gestor, posso te afirmar que a consolidação da sua marca no mercado vale muito mais do que o retorno de algumas matrículas novas. A Coca-Cola não faz a propaganda dela dizendo “compre uma Coca-Cola que é gostosa”. Ela cria constantemente a ideia de que se estiver calor e você for tomar um refrigerante, que seja a Coca-Cola.

Percebe? A preocupação da propaganda de grandes empresas está na consolidação da marca no mercado, e não na quantidade de vendas que aquela propaganda trouxe de maneira aguda. Isso porque uma marca consolidada vende de maneira crônica muito mais do que o retorno agudo.

Portanto, se sua divulgação não trouxe nenhum aluno novo e você tem certeza de que está usando as ferramentas certas de divulgação, isso não quer dizer que está tudo dando errado… quer dizer que é preciso um pouco mais de maturação no mercado. As pessoas estão vendo você! Continue firme nos seus objetivos que novas matrículas irão aparecer com o tempo! Consolide a marca do seu estúdio!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar