Líder, você e seus colaboradores se desenvolvem tão rápido quanto o mercado?

A competitividade e a velocidade como o mercado muda demandam que você, líder, também mude rapidamente! Aí vão algumas dicas para ajudar!

Publicidade

A cada ano que passa nosso mercado se torna mais competitivo, seja para empreendedores ou colaboradores. O que realmente faz a diferença no desenvolvimento de qualquer empreendimento é a capacidade que líderes e profissionais têm de prever mudanças e adaptarem-se ao novo cenário. Toda vez que um modelo de negócio é lançado, gera discussões sem fim sobre segurança, eficácia dos métodos de treinamento e se os consumidores finais vão aderir ou não.

Sabemos que o comportamento do consumidor brasileiro pode ser diferente dos de outros países, mas a cultura internacional está cada vez mais influenciando o nosso mercado. Será que os empreendedores e colaboradores se desenvolvem tão rápido quanto o mercado? Arrisco a dizer que não, pois na maioria das vezes que converso com proprietários e colaboradores percebo uma boa dose de desespero e de dúvidas quanto ao que será feito para aumentar a captação de clientes e reduzir a evasão. Abaixo, listarei 3 sugestões para que você e seus profissionais possam se desenvolver na mesma velocidade do mercado.

– ESTEJA PRESENTE NAS FEIRAS DE NEGÓCIOS FITNESS

É imprescindível que você esteja presente nas feiras de negócios para conhecer os novos produtos durante o lançamento. Tirar todas as dúvidas em tempo real com os representantes livra você das armadilhas do “telefone sem fio”. Sendo o líder do seu negócio, é interessante que a maior parte das novidades do mercado sejam apresentadas para sua equipe por você. Esta ação mostra seu compromisso com a empresa, com o mercado e o quanto está preparado para se adaptar aos novos desafios. Lembre-se, seu colaborador pode entender mais das questões técnicas, mas é você que tem a obrigação de pesquisar sobre a influência dos produtos no mercado.

Quando recomendo a presença nas feiras de negócios, incluo também as que lançam produtos para os consumidores finais, como as de nutrição e as que envolvem competições esportivas. É neste tipo de evento que você observará o comportamento do cliente do seu negócio e suas preferências.

– ATUALIZE-SE COM FREQUÊNCIA

Muitos me perguntam qual a melhor frequência para atualização profissional e eu não arrisco a estabelecer uma. Como se trata de um mercado em expansão, recomendo aproveitar qualquer oportunidade de estar em contato com bons palestrantes e materiais didáticos de qualidade. Se você for em uma feira e tiver sendo oferecido algum tipo de capacitação, faça. Na maior parte das vezes, os eventos de grande porte contratam palestrantes que estão em evidência e conhecem o mercado mundial com propriedade. Palestrantes que ministram cursos menores e que ainda não estão em evidência podem oferecer uma visão operacional bem real também. Arrisco a dizer que boa parte deles ainda atua na área técnica, trazendo situações do dia a dia que muitas vezes impedem o nosso sono. Independente do curso que irá fazer e local, pesquise sobre o palestrante.

Em alguns lugares do Brasil não há oferta de cursos de gestão de negócios fitness, mas nada impede o profissional de estudar. Estamos falando de empresas. Em todos os estados são oferecidos cursos de extensão e de especialização em gestão empresarial. Nada impede de, eventualmente, viajar para outro estado ou cidade e fazer cursos menores de gestão de negócios fitness, complementando seus estudos. Vale citar que, hoje em dia, há uma grande oferta de cursos online de boa qualidade. A mensagem que quis passar neste item é: Hoje não há mais barreiras e nem desculpas para buscar conhecimento.

– FAÇA PESQUISAS SEMPRE QUE PUDER

É muito comum frequentarmos cursos para aprender coisas novas, mas este ”comum” pode não ser a melhor opção quando queremos nos desenvolver na velocidade do mercado. É claro que você se matricula em um curso para aprender, mas e se você for para a sala de aula conhecendo boa parte do assunto? Pode parecer contraditório, já que estará lá para aprender, mas após pesquisar e estudar bastante por conta própria, você poderá fazer uma lista de dúvidas a serem tiradas com o especialista. Percebe a diferença entre quem se antecipa e quem apenas absorve o que o palestrante diz? Recomendo sempre em meus cursos, palestras e treinamentos a estudar o tema antes, lendo diversos autores e conversando com profissionais comprometidos. Desta forma, conseguirá identificar suas falhas, eliminando-as na sala de aula com o especialista. Esta ação resulta em mais aprendizado em menos tempo. Quanto mais tivermos contato com diferentes autores e palestrantes, e não somente com aqueles que simpatizamos, maior será nossa capacidade de análise e crítica.

Neste momento você pode estar perguntando: Mas, e meus colaboradores? Respondo: Este texto se aplica a qualquer um que deseja ser um profissional diferenciado, independente da área de atuação. Mas nada do que escrevi aqui servirá se você e seus colaboradores não tiverem atitude positiva para começar. Conte comigo, pois estou torcendo muito por você!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sobre a REF&H

Fundada em 20 de setembro de 2002, a revista Empresário Fitness & Health se consolida como uma das mais conceituadas revistas no segmento fitness, levando informação relevante e em linguagem acessível aos gestores de academias e profissionais que queiram se diferenciar no mercado.

Leia mais