Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Linguagem corporal nas vendas

Colunista: Noara Pozzer

Publicidade

Sim, o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”, dentro da linguagem corporal, é totalmente verdadeiro! Na realidade, devemos lembrar que durante uma conversa, as palavras que saem da boca das pessoas estão bem longe de serem a única maneira de se comunicar.

Na verdade, todas as pessoas possuem trejeitos e certa postura ao falar e eles dizem o bastante sobre tudo o que estamos sentindo a cada momento. Ademais, podemos dizer que algumas delas são universais e mais fáceis de perceber!

Normalmente, é bem importante saber exatamente o que procurar e ter o domínio sobre os significados de cada gesto. Ademais, uma simples alteração de voz pode simplesmente indicar irritação, medo ou até mesmo que a pessoa pode estar prestes a chorar!

E a linguagem corporal vale tanto para o nível pessoal quanto o profissional; quando queremos descobrir o que algumas dessas ações querem dizer, acabamos tendo melhores resultados. Sendo assim, confira o artigo até o fim e procure ver como entender o que está ocorrendo!

Entendendo o que é linguagem corporal

Precisamos entender que a linguagem corporal realmente está relacionada à comunicação não verbal, ela aparece diretamente nos gestos, na postura e até mesmo quando estamos próximos de pessoas ao conversar com elas e conseguimos perceber isso pelas expressões faciais e até nos movimentos que os olhos fazem.

Ademais, é justamente através dessa linguagem que muitas vezes conseguimos identificar por completo o real significado de uma mensagem ou até mesmo transmiti-la da maneira que não gostaríamos.

Claro que não é nada difícil entender como esse processo acontece, por exemplo, quando estamos perante uma pessoa e não temos apenas acesso ao que ela está falando, entretanto, podemos ficar atentos ao que seu corpo mostra. Tudo isso é capaz de nos ajudar por inteiro a entender o que esse interlocutor quer dizer com todas aquelas palavras que saem de sua boca e um bom exemplo disso é a ironia.

Podemos dizer que um breve revirar de olhos realmente é capaz de dar a dica de que essa mensagem é o oposto daquilo que foi dito. Lembrando que tudo isso é linguagem corporal e isso é muito importante no processo da comunicação.

Conhecendo os tipos de linguagem corporal

A linguagem corporal pode passar diferentes impressões ao interlocutor e muitos detalhes podem ser revelados.

Existem cinco categorias para classificar a comunicação não verbal, ou seja, aquela capaz de incluir todas as manifestações não expressas em palavras.

Cinésica: ela é perfeitamente relacionada à linguagem corporal, propriamente dita, assim como os gestos e as expressões faciais.
Tacêsica: essa linguagem é revelada pelo toque.
Paralinguagem: é justamente quando usamos recursos de modificação do som da voz.
Proxêmica: quando fazemos uso do espaço físico.

Linguagem corporal positiva

Existe uma linguagem corporal que passa maior positividade, sendo assim, vamos conferir algumas delas abaixo:

Quando o aperto de mão é bem dominante

Um bom aperto de mão pode simplesmente deixar uma boa impressão inicial; dessa forma, toda vez que você iniciar uma conversa, não deve ter medo de demonstrar segurança através do aperto de mão.

Além disso, um aperto de mão firme é perfeitamente capaz de deixar claro que você realmente domina essa conversa. Entenda ainda que quando aperta a mão com a palma voltada para baixo, está tomando a frente e se colocando como líder.

Nos momentos em que a pessoa deseja abrir mão do protagonismo, então basta demonstrar com a palma voltada para cima.

Quando a pessoa fala calmamente

O tom de voz acaba fazendo toda a diferença na mensagem que deve ser passada adiante, sendo assim, procure sempre articular bem cada palavra e não esqueça da respiração.

Lembre-se que quando a pessoa está falando em um ritmo muito acelerado acaba perdendo o fôlego e pode perder a linha de raciocínio.

Assim, procure manter a tranquilidade em sua fala, mesmo diante daquelas situações que implicam em estresse. Isso acaba demonstrando maior credibilidade, além de ajudar a evidenciar seu domínio sobre o assunto em questão.

Uso da postura neutra

Certamente, a postura é uma linguagem corporal, e diz muito sobre a pessoa. Na verdade, podemos salientar que quando uma pessoa cruza os braços certamente está mais fechada para o assunto.

Com as costas retas e mãos do lado do corpo, acaba passando uma mensagem mais calma e de abertura. Para demonstrar simpatia, o ideal é repetir os gestos positivos da pessoa que está conversando!

Quando o ritmo de respiração é constante

Na verdade, não precisa se aprofundar demais na análise para saber que uma respiração muito ofegante passa a imagem de que a pessoa está nervosa.

Logo, para melhorar essa comunicação, o ideal é fazer alguns exercícios constantes, todos eles devem ser voltados para o modo de respirar: procure inspirar e expirar de forma muito calma.

Ademais, estando em um momento mais decisivo, é preciso demonstrar autoconfiança; nessas horas, respire profundamente e então segure o ar por segundos, até sentir seus próprios pulmões se expandindo.

Olhando nos olhos

Olhar fixamente para os olhos da outra pessoa acaba passando a impressão de autoridade; olhando nos olhos você acaba mostrando que está no comando e realmente faz questão de deixar isso bem claro.

A ideia é sempre fazer isso enquanto apresenta uma ideia nova e quando há busca de aceitação, ademais, é importante direcionar olhares mais certeiros para o rosto da pessoa, isso demonstra segurança no que está sendo dito.

Linguagem corporal que demonstra fraqueza

Certamente, a linguagem corporal também é uma das responsáveis por fazer com que a pessoa tenha sucesso ou fracasse na comunicação, e existem alguns detalhes que demonstram que a pessoa não está confiante o suficiente.

Manter as mãos próximas da boca

Quando você leva as mãos à boca, mostra uma certa tentativa de “faltar com a verdade”, passar as mãos no lábio, tocar o queixo também são ações recorrentes de pessoas que estão tentando mentir.

Lábios cerrados

Quando a pessoa mantém os lábios cerrados, está tentando evitar dizer o que pensa.

Olhar sem foco

Olhar sem foco demonstra que a pessoa está confusa; tome cuidado com a famosa olhada para a direita pois demonstra confusão mental. Revirar olhos demonstra irritação e você não vai querer isso no processo de comunicação!

Sabendo utilizar bem a linguagem corporal garantirá, certamente, mais sucesso nas vendas!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar