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O que fazer para ter um excelente atendimento no pós-venda

Colunista: Noara Pozzer

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Após ter terminado todo o processo de venda e ter o negócio fechado, a sensação é de dever cumprido! No entanto, as coisas não são bem assim, afinal uma parceria nasce no decorrer desse caminho e é dessa forma que percebemos que o trabalho, na verdade, está só no início!

Conquistar o cliente e fechar o negócio abre outras portas que aprofundam esse relacionamento e assim surge um parceiro de negócios. E o que fazer para manter essa parceria, desenvolvendo então, um excelente atendimento no pós-venda? É isso que veremos neste artigo, para entendermos todo contexto desse momento.

O que é preciso fazer para ter um excelente atendimento no pós-venda

Antes de iniciarmos com as dicas para fazer um excelente atendimento no pós-venda, vamos pensar o que é esse novo processo: pós-venda é simplesmente toda estratégia feita para a manutenção do cliente após o processo de venda.

Como falamos, ao final do processo de venda, pode-se ter conquistado, dependendo de como o vendedor do produto se relacionou com seu cliente, um parceiro de negócio.

Sendo assim, um pós-venda bem estruturado pode ser exatamente a estratégia perfeita para a fidelizar o seu cliente. Além da fidelização, é uma forma de otimizar novos processos de venda, sem necessariamente investir tanto, visto que esse cliente já faz parte de sua carteira. Portanto, observando o custo-benefício dessa relação, deve-se levar em consideração que esse relacionamento deve ser aprofundado, criando-se uma aliança.

Infelizmente, no que diz respeito ao pós-venda, ainda temos um processo muito desprovido em relação ao desenvolvimento de técnicas que viabilizem essa habilidade por parte de um grande número de empresas. Para que isso não aconteça com sua empresa e equipe, sempre é bom rever conceitos e objetivos de forma a mudar o que for necessário no perfil, realizando um excelente atendimento pós-venda que fará a diferença para sua empresa.

Por isso, faça-se presente na vida do seu cliente, lembre-o que você está ali por ele e para ele, e o quanto ele tem um papel importante na vida da empresa. E é dessa forma que seu novo parceiro cria um laço de confiança e fidelidade que o envolve nesse novo relacionamento que surgiu.

O que é o pós-venda e para que ele serve?

De forma bem simples e resumida, o pós-venda é uma manutenção do relacionamento nascido entre cliente e empresa, ao findar do processo de venda em que negócios foram fechados. Esse é um passo de fato importante, onde um atendimento pós-venda bem-feito pode te render uma cartela de cliente bem significativa e que vai fazer diferença no seu movimento financeiro. 

Quando se investe em um cliente com os quais já se tem vínculos, você minimiza tempo e dinheiro em todo o processo de conquistas que se iniciam do zero, em um processo sabidamente desgastante e com gastos superiores à manutenção de um cliente antigo. Além disso, esse mesmo cliente, através de sua satisfação, tanto em produtos adquiridos quanto com o relacionamento cultivado, por indicação, atraem novos clientes. E para que esse relacionamento continue sendo cultivado, é importante que a comunicação entre cliente e empresa se mantenha fluída, clara e objetiva.

Mas será que para isso bastam telefonemas e cartões de datas comemorativas? Vamos abaixo listar o que e como é possível fazer através do funil de vendas para a manutenção do atendimento pós-venda.

Criando novas estratégias para um excelente atendimento pós-venda

Em tempos de modernidade e tecnologia de ponta, como fidelizar um cliente em meio a tantas abordagens que “bombam” por todos os lados?

Pensando nessa questão, a personalização no atendimento é uma ótima saída. Construa então uma estratégia abordando essa personalização do cliente, mostrando-o o quão importante e único ele é.

Veremos abaixo 4 passos que podem ajudar sua empresa a criar essa estratégia, dando um excelente atendimento pós-venda ao cliente:

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1. Seja criativo em relação a seu cliente

Se o cliente adquiriu um produto da sua empresa, por que não aproveitar os dados desse mesmo produto para enviar pequenos mimos criativos a ele? Não precisa, necessariamente, ser algo custoso, mas assim mesmo importante para manter a relação de vocês próxima. Algo simples e prático, como dicas para a manutenção e melhor uso do produto, ou até mesmo, pequenos descontos na compra de um novo produto, por exemplo. Essas pequenas ações criativas, podem ser o marketing perfeito para gerar satisfação e desejo de fazer novos negócios com a empresa.

2. Feedback do cliente

A essa altura do campeonato, é muito pouco provável que seu cliente já não tenha criado uma impressão a respeito de sua empresa e equipe, e seu atendimento pós-venda, já está sendo bem-sucedido. Porém, para ter certeza no que vocês podem melhorar em relação a esse cliente, faça uma pesquisa de satisfação para que o cliente possa te dar esse retorno a respeito de como se sente em relação ao atendimento recebido, o produto adquirido e quais as novas possibilidades parceiras entre vocês.

3. Investimento de médio ou longo prazo em novos produtos para o cliente

Bem, agora você chegou em um nível em que já alimenta a relação entre a empresa e o cliente, sabe como ele se sente sobre o produto adquirido e os serviços prestados, mas não se sinta satisfeito! Observe esse cliente ainda de perto e tenha em mãos algum tipo de relatório que te diga o tempo em que esse produto foi adquirido e os últimos retornos desse cliente com a sua empresa. A partir disso, analise se não é o momento de oferecer novamente produtos e serviços a serem avaliados com propostas que podem levar esse cliente a fechar novos negócios com você.

4. Seja eficiente com seu cliente em seu pós-venda

Você tem percorrido um ótimo caminho para fazer um excelente atendimento no pós-venda, agora é o momento de alimentar sua eficiência com pequenas dicas que poderão fazer a diferença:

  • Se prometer, cumpra com sua promessa;
  • Deixe claro seu interesse no cliente;
  • Tenha disponibilidade sem perder o rendimento para com seu cliente.

E assim, seja bem-sucedido no antes, durante e depois dos seus processos de venda.

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