Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Porque seu vendedor precisa usar barba

Colunista: Tiago Pereiras

Publicidade

A barba parece ser uma pista sutil, mas consistente, usada para avaliar o conhecimento e a confiabilidade do pessoal de vendas/serviço com quem você interage. Se o vendedor usar barba, é mais provável que você tire a carteira. E se você trabalha em uma função de vendas ou serviço, você pode considerar o poder de colocar uma barba antes que chegue o mês de novembro sem barba.

Sarah Mittal, professora assistente de Marketing da St. Edward’s University e David H. Silvera, professor associado de negócios da University of Texa, conduziram cinco estudos para testar o “poder da barba”, prevendo que a barba seria uma vantagem em funções de vendas e serviços.

Os estudos examinaram o efeito da barba na percepção de experiência, confiabilidade, probabilidade de vendas e satisfação com o serviço.

Suas descobertas foram publicadas online no Journal of Business Research em seu artigo intitulado “It Grows on You: Perceptions of sales/service staff with facial hair”.

No competitivo mundo do pessoal de vendas e serviços, experiência e confiabilidade são essenciais para a construção de relacionamentos e fechamento de vendas. Eles descobriram que, independentemente do setor de vendas ou contexto (online), ou raça ou etnia do vendedor, atratividade ou simpatia, os compradores em potencial veem o pessoal de vendas barbudo como tendo maior experiência e confiabilidade.

Nossa pesquisa sugere que aqueles em uma função de vendas ou serviço, onde a experiência e a confiança são cruciais para converter as vendas, estariam bem servidos para deixar crescer a barba. Seu perfil no LinkedIn e materiais de marketing podem até mesmo se beneficiar da dica sutil transmitida por usar uma barba.

Dos cinco estudos, um deles foi um estudo do mundo real utilizando o Facebook Ad Manager. Usando a plataforma do Facebook, os pesquisadores implantaram anúncios com pessoas barbudas e outras barbeadas para examinar a eficácia de um negócio no mundo real. Eles descobriram que o anúncio do Facebook com a versão barbuda do representante de vendas foi capaz de gerar uma taxa de cliques (CTR) mais alta, o que coloca os clientes em potencial no pipeline de vendas. Na verdade, o CTR do anúncio barbudo de 2,66% está consideravelmente acima das médias da indústria de cerca de 0,71% (serviços industriais) e 1,04% (tecnologia).

Embora pesquisas anteriores tenham se concentrado no benefício das barbas em atrair parceiros em potencial, os pesquisadores acreditam que esses estudos são o primeiro exame do efeito da barba em contextos de vendas e serviços. Esse efeito está enraizado na psicologia evolucionista, que é uma das muitas abordagens biologicamente informadas para o estudo do comportamento humano.

“As barbas podem entrar e sair de moda em termos de sua capacidade de aumentar a atratividade física, mas de uma perspectiva evolucionária, elas consistentemente servem como uma dica para os outros sobre a masculinidade, maturidade, recursos, competência, liderança e status”, disse Mittal. “Em suma, a capacidade de deixar uma barba saudável crescer inerentemente sinaliza ‘imunocompetência’, e isso tem efeitos posteriores na forma como um indivíduo barbudo é avaliado em muitas facetas da vida.”

Por meio de sua modelagem, os pesquisadores foram capazes de descartar diferenças na idade percebida, atratividade e simpatia como explicações alternativas para seus resultados. Eles também controlaram a própria idade, sexo, renda e etnia dos participantes do estudo para garantir que a demografia do consumidor não influenciasse os efeitos.

“A barba realmente parece enviar uma mensagem consistente sobre a experiência em uma área – um fator-chave para o sucesso de vendas. Esses efeitos também são válidos em um contexto de serviço, onde indivíduos barbudos recebem índices de satisfação de serviço mais elevados”, disse Silvera.

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar