Quando o assunto é posicionamento estratégico, temos basicamente duas variáveis: preço e diferenciação. Ou você oferece o preço mais baixo da praça ou aposta na diferenciação para cobrar um valor mais alto.
Para o primeiro modelo dar certo (o do preço baixo), você precisa necessariamente gerar mais volume de vendas e ter uma estrutura de custos bem enxuta para não pressionar sua margem de lucro. O cliente destes estabelecimentos, por sua vez, espera que não mais que o básico seja entregue. Contudo, costuma apresentar pouca ou nenhuma lealdade, trocando de marca conforme o tamanho do desconto, gerando alta rotatividade para o negócio.
Vejamos alguns exemplos de empresas que estão posicionadas neste local:
Setor automobilístico
Renault Kwid é um bom carro para te levar do ponto A ao ponto B (não espere performance ou velocidade).
Setor hoteleiro
Rede de Hotéis Ibis é um bom local para passar a noite e descansar (não espere conforto ou aconchego 5 estrelas)
Setor de Alimentos
Picolé Chicabon é um doce gelado gostoso que refresca (não espere muitas “notas gustativas”).
Setor de Bebidas
Cachaça Velho Barreiro é uma aguardente forte que vai descer “rasgando” a garganta (não espere uma degustação requintada).
Setor de Supermercados
O Dia é um local para comprar itens da cesta básica por um preço justo e acessível (não espere encontrar produtos sofisticados).
Para o segundo modelo dar certo (o da diferenciação), você precisa criar benefícios que aumentem a sensação de valor agregado e que te destaquem das demais opções disponíveis no mercado. Essas empresas costumam apresentar um DNA de surpreender e encantar o cliente, seja com mimos, com facilidades ou com diferenciação na entrega do serviço.
Costumam atrair, também, clientes que estão dispostos a pagar mais por um produto premium, uma experiência marcante ou um sentimento de exclusividade. Contudo, eles têm um nível de exigência muito alto. Mas se suas expectativas forem atendidas, ele se mostrará bem leal ao seu estabelecimento.
Vejamos alguns exemplos de empresas que estão posicionadas neste local:
Setor automobilístico
Mini-cooper não é apenas um automóvel, é um símbolo de status e lifestyle.
Setor hoteleiro
Transamérica Resort Comandatuba não é apenas um hotel, é um oásis de felicidade que conecta a família inteira.
Setor de Alimentos
Sorvete Haagen-Dazs não é apenas um sorvete, é uma explosão de sabores que acontece na sua boca.
Setor de Bebidas
Cachaça Extra Premium Don Diego não é apenas uma cachaça, sua maciez e pureza provindas dos tonéis de carvalho te deixam mais próximos de momentos de felicidade e prazer.
Setor de Supermercados
Casa Santa Luzia não é apenas uma mercearia, te oferece produtos especiais de um jeito especial.
Você, com seu negócio fitness, precisa ter um posicionamento estratégico muito bem definido. Para quem você existe: para quem quer preço baixo ou para quem quer diferenciação?
Essa definição será o ponto de partida para o desencadeamento de todas as outras estratégias, como comunicação de marca, ações de prospecção, campanhas promocionais (se for o caso) e todo o resto.