Sazonal pode ser definido como algo que acontece em períodos específicos. Quando se fala que o mercado fitness é “sazonal”, está se dizendo que as pessoas só vão para as academias em determinados períodos do ano. Ledo engano!
Esse conceito, enraizado na cultura de diversas academias que NÃO VENDEM, precisa mudar! Já percebeu que a sazonalidade só acontece no inverno? Sim, as pessoas querem e PRECISAM treinar, inclusive nesse período! O grande problema é que você fica de braços cruzados esperando as pessoas irem até a academia nessa época! Mas a cama é mais quente que a vontade de treinar! VENDA para essas pessoas!
Você já sabe que o tráfego pago é a estratégia máster de captação e ela funciona – e MUITO – também no inverno! Tenho clientes gerando CENTENAS DE LEADS com os anúncios on-line e, com um processo de vendas bem delineado, conseguem uma excelente entrada de clientes no período “sazonal”.
Se você não tem estratégia, sua equipe vai ficar praticamente sem função durante três meses, até que chegue uma época mais quente e as pessoas naturalmente voltem a treinar.
Para ajudar você a acabar com a “sazonalidade” no seu negócio academia, vou listar algumas ESTRATÉGIAS que você pode utilizar nesse período.
- Estratégias de CAPTAÇÃO de clientes no inverno:
- Campanhas com Free Pass (passe livre).
- Campanha “Traga um amigo”.
- Eventos internos.
- Campanha de indicação.
- Tráfego pago.
- Estratégias de RETENÇÃO de clientes no inverno:
- Venda planos mais extensos
- Plano híbrido.
- Desafios internos.
- Engaje a equipe na retenção.
- Mimos de inverno.
- Régua de relacionamento.
As soluções para a “sazonalidade” estão aí, basta querer executá-las!
Você, gestor, não pode viver refém do cliente apenas quando ele quer COMPRAR! Venda para ele!
Para saber mais sobre cada uma dessas estratégias, assista à live que eu fiz falando com mais profundidade sobre esse tema: