Como mudar a experiência do cliente através da Arquitetura sem gastar quase nada

O momento atual é de reinvenção: dos negócios, das relações com os clientes e da arquitetura. Após a pandemia, dificilmente tudo continuará como sempre foi. Nessa quarentena, as academias começaram a se relacionar com os clientes também através do digital. Quem conseguiu utilizar sua arquitetura para essa comunicação, saiu na frente e tem clientes ansiosos para voltar a treinar nas suas instalações!

Então agora é hora de avaliar: suas instalações estão realmente prontas para receber os clientes?

Pelo que vejo, no Brasil inteiro a resposta para mais da metade das academias é “não”. E agora, muitos não estão podendo investir. Mas a boa notícia é que dá para fazer muitas melhorias sem gastar quase nada! Confira essas dicas que eu separei para você:

  • Troque o layout de sua musculação: abra novos espaços para treinamento funcional, se tiver espaço crie circuitos para “iniciantes”, “de volta ao treino” ou simplesmente mude o layout para ter novidades.
  • Veja tudo o que você tem de decoração (quadros, almofadas, arranjos de flores, plantas, painéis), descarte o que não faz mais sentido para o seu cliente e valorize o que ficou, seja trocando de lugar ou colocando alguma iluminação direcionada.
  • Receba seu cliente com uma nova cor em alguma parede da recepção.
  • Troque também cores da sala de coletivas, adesive ou pinte algum elemento divertido para induzir a fazer selfies e coloque seu logotipo. Aproveite e arrume os acessórios de ginástica de uma forma organizada. (Dica top: tire fotos para mantê-los depois sempre assim!)
  • E se você ainda não tiver, crie uma área de convivência, com poltronas, mesas laterais e o que mais o seu aluno valorizar.
  • Não se esqueça de passar um pente fino na manutenção: conserte detalhes de pintura, esconda materiais de acabamento desgastados e tire manchas.

Para saber como fazer, siga a Trilha da Experiência, nossa metodologia exclusiva de desenvolvimento de projetos de arquitetura: ENTENDER a fundo o seu cliente e o que ele valoriza, CRIAR o planejamento do que fazer pensando sob a ótica do cliente e MODELAR pensando em todos os detalhes para executar sem erros. E não deixe de voltar ao passo 01 (entender) com frequência, pois todos nós vamos mudar após essa pandemia e você deve estar atento ao que o seu cliente estará pensando, sentindo e valorizando a cada momento.

Coloque a Arquitetura como parte da sua gestão estratégica, use a Trilha da Experiência sem moderação!

Bom projeto!

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