Liderança em tempos de crise

Você precisa ser um líder, o que, definitivamente, não é uma tarefa fácil! Essas dicas vão ajudar você!

Publicidade

Quando você decidiu empreender talvez não soubesse quantas dificuldades estariam a sua frente, mas o que você não esperava é que um dos maiores entraves para o crescimento de seu empreendimento seriam as pessoas.

No mercado fitness, as academias estão cada vez mais parecidas, com equipamentos parecidos, com layouts parecidos, com preços parecidos e o que faz a diferença são as pessoas. As pessoas (professores e colaboradores) são a principal ferramenta de relacionamento com os clientes. E muitas vezes o gestor se torna “refém” de seus próprios colaboradores; o gestor fica com medo de demitir o colaborador porque ele tem ótimo relacionamento com os clientes, mas tem um péssimo relacionamento com os colegas. E agora? O que fazer?

Por mais doído que possa parecer: a culpa é sua. Toda empresa é o reflexo do seu líder. Não importa o tamanho dela. Tenhamos como exemplo a Apple; depois da morte de Steve Jobs qual foi a grande virada inovadora que a Apple apresentou? Nenhuma! Enquanto vivo, Jobs promovia a inovação constante, a qualquer custo…essa era a essência dele, consequentemente a imagem da empresa.

Mas o que isso tem a ver com a sua academia, muitas vezes uma pequena academia? Tudo!

Em empreendimentos pequenos o dono é um elo fundamental no relacionamento entre os clientes e entre os colaboradores. Ele é o responsável por conversar com os clientes, ouvir críticas, elogios e sugestões e tomar as atitudes necessárias. Mas, o gestor também é o responsável por manter os colaboradores motivados e unidos; essa talvez seja a sua tarefa mais árdua.

A liderança é uma qualidade inata, mas que pode ser treinada e aprimorada. Existe muita ciência nisso. Queira você ou não, liderar é uma função de quem é “dono”, ainda mais nas pequenas e médias academias. Se você não quer liderar, esse não é um negócio para você. Mas, se você tem encontrado dificuldades para liderar, calma, respira e não pira.

Pra isso enumerei certas qualidades ou características essenciais para que a sua liderança seja percebida de forma positiva por colaboradores e clientes:

  • Causa: pessoas se envolvem em uma causa. Tenha a plena consciência do porquê da sua existência da sua academia, e não é o lucro! Envolva as pessoas nessa causa.
  • Transparência: pessoas gostam de serem tratadas com transparência. Em certas vezes a solução para o problema não está na sua frente e não há vergonha nenhuma em dizer isso. Lembre-se: nunca prometa o que não pode cumprir.
  • Responsabilidade: você é o único responsável pelo rumo do seu negócio, não é à toa que seu cargo é de diretor (o que define a direção à seguir). Portanto se algo não está agradando, mude. Se um colaborador não está agindo conforme a sua causa, mude.

Ser líder, definitivamente não é uma tarefa fácil. Mas é muito gratificante poder ver os resultados de seus sonhos se concretizando; não desista. Os tempos estão difíceis, mas você é capaz de vencer!

Sucesso pra nós!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Sobre a REF&H

Fundada em 20 de setembro de 2002, a revista Empresário Fitness & Health se consolida como uma das mais conceituadas revistas no segmento fitness, levando informação relevante e em linguagem acessível aos gestores de academias e profissionais que queiram se diferenciar no mercado.

Leia mais

WhatsApp da REF&H
Enviar