Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

5 erros que vão comprometer seu sonho de empreender no mercado fitness

Colunista: Geraldo Hofer

Publicidade

Olá, caro leitor da revista Empresário Fitness, é um prazer ter você comigo em mais um artigo científico e técnico, hoje em especial sobre empreendedorismo na Educação Física e no mercado fitness

Estou há uma edição sem produzir, pois estava organizando e estudando o mercado afora para trazer o melhor para você e nesses estudos me deparei com uma grande quantidade de novos negócios e empresas no ramo fitness sejam academias, clubes, personal, consultoria e venda de artigos esportivos. E me veio um questionamento à mente:

“O quão preparados esses profissionais estão para empreender?”

E claro que não poderia deixar de pensar em como ajudar nessa situação, também com um questionamento:

“Como posso auxiliar e deixar a jornada desses empreendedores mais prática e com menos chance de erros?”

E assim surgiu o nosso novo artigo; sem mais delongas, vamos ao conteúdo principal sobre os 5 principais erros que vão comprometer seu sonho de empreender no mercado fitness.

1. Não se ver como uma empresa

É muito comum nessa jornada de empreendedorismo o profissional ainda não compreender e ter uma visão de que ele é a própria empresa, que seus trabalhos como personal trainer, consultoria online, professor estão embasados em fundamentos e ações de uma empresa.

Para se ter novos alunos, é necessário uma ação de vendas, processos de vendas, perguntas como: Quando você tem novos alunos qual o contrato formalizado com eles? Como você engaja e retém esse cliente? Como você mostra resultado?

Perguntas simples, com propostas diversas e incríveis, tudo voltado para o empreendedorismo e para quem busca uma visão de empresa (visão de futuro da própria carreira e do próprio negócio).

Tenha uma visão do todo que você faz e crie ações para crescer no curto e longo prazo (ações diretas e ações futuras).

2. Não estudar seu mercado de atuação

Agora que você tem o entendimento de que você é a sua própria empresa e de que é necessário ter novas ações, vamos colocar isso em prática!

“Mas, Geraldo, para QUEM eu vou vender? O QUE eu vou vender?”

Aí está a grande sacada para você não errar! Sei que busca crescer como personal, consultoria, abrir a própria academia… mas para quem? Como serão as campanhas de vendas? Como será o seu conteúdo?
Perguntas como essa devem nortear a sua jornada empreendedora e você deve se adaptar a cada novo passo! Pense assim:

  • O que eu vou realmente empreender? (caso não tenha uma resposta, passe para a 3°parte desse artigo)
  • Qual a minha concorrência?
  • Qual será o meu raio de atuação?
  • Para quem deve ser vendido meu produto ou serviço?

3. Começar sem um norte

Vou começar com uma frase que falo em todos meus cursos, treinamentos e workshops:

“Viva o seu propósito!”

Sem um propósito, você simplesmente vai fazer o que todos fazem!

Muito simples de entender: não faça o que 90% das pessoas estão fazendo só porque está em alta, entenda seu propósito e desenvolva um trabalho de qualidade e resultado em cima disso.

Procure uma área de atuação/empreendimento que faça sentido para você e sua jornada, onde você acorde todos os dias animado e orgulhoso do progresso já desenvolvido, mas que nunca para de estudar e buscar novas formas de entregar o melhor para seus clientes.

4. Não trabalhar o branding no dia a dia

Abordando neste 4° tópico a importância de você desenvolver a sua marca, de forma simplificada o termo quer dizer: como você desenvolveu/desenvolve a sua carreira?

Entenda desenvolver a marca como perguntas simples do seu dia a dia:

  • No seu local de trabalho, como os outros te enxergam?
  • Como te definem?
  • O que dizem sobre seu trabalho e quais seus pontos fortes?
  • O que você faz que já quiseram comprar ou contratar seu serviço?
  • Qual a sua especialidade e como você mostra isso para seu público?

Se ainda não estiver confiante ou tiver certeza do que apresentei, pense comigo: quantas vezes somos vistos como a marca da empresa?

O professor referência de determinada área da empresa, o professor que todos confiam e têm credibilidade, que se sair da academia/clube/local hoje leva consigo uma cartela de clientes e futuros personais.

Para finalizar esse 4° tópico, o que define sua marca antes mesmo da ação são os seus valores, visão de futuro e missão como pessoa e profissional.

  • Missão: o que te move, o que faz o seu coração cantar, qual seu propósito de vida.
  • Visão: como você se enxerga daqui a 5, 10, 20 anos, qual a sua visão de negócio para o futuro, aonde você almeja estar com sua empresa.
  • Valores: o que é importante para você, quais seus princípios e ética profissional/pessoal, o que te faz dizer sim ou não na carreira, negócios e vida.

5. Não começar

Antes mesmo de dizer não tem as melhores ferramentas, não saber fazer isso ou aquilo, apenas comece, dê as caras e faça acontecer!

Seu negócio não precisa começar perfeito, mas ir se ajustando conforme o trajeto, entenda que é você por você nessa nova empreitada.

No futuro próximo, você terá orgulho de tudo o que conquistou, mesmo o negócio não dando certo, tente novamente, mude as estratégias, mas comece!

Qual legado você quer deixar?

Para finalizar, quero deixar claro que sua empresa deve ter um propósito, independente da área de atuação entenda que você deve ajudar as pessoas! Encante os clientes e viva o seu propósito.

Obrigado por acompanhar meu trabalho e artigo, como sempre digo, “vamos crescer juntos!”

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar