Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

13 milhões de clientes

Colunista: Alexandre Machado

Publicidade

Um número que chama a atenção de empresas e empresários do setor, mas parece que ainda não conseguiram conquistar os clientes de uma forma avassaladora.

Mas quem seriam esses clientes?

Deve ser a pergunta que você busca a resposta nesse momento!

Os clientes são os atletas amadores de corrida de rua de todo o Brasil, uma prática esportiva que vai além do esporte.

Um cenário que, para grande parte dos empresários do setor de serviços de treinamento (academia e afins), ainda é um desafio e o motivo é muito simples: a corrida de rua é diferente do fitness e saber o que diferencia o comportamento desses clientes pode ser o grande diferencial para que empresários fitness possam agregar um número significativo de clientes em seus negócios.

De uma forma geral, academias vendem, basicamente, a estrutura para a entrega do serviço, enquanto as assessorias de corrida de rua focam no engajamento real do atleta através das superações em cada treino e/ou competição.  

Generalizando, as academias funcionam em função da alta rotatividade e de uma baixa frequência de alunos, o que é basicamente o contrário da dinâmica das assessorias esportivas, pois o engajamento dos atletas gera o espírito de comunidade, tendo, como consequência, uma baixa rotatividade de alunos/atletas e alta frequência de participação.

Com base nesta perspectiva, as empresas do setor de vestuários já estão focando em pertencimento, através de treinos em grupo, base de apoio e patrocínio de clubes e assessorias esportivas, tudo para que a marca fique em evidência naquela comunidade.

Os atletas não querem apenas uma planilha de treino, mas sim, participar de uma comunidade no qual ele possa colaborar de forma ativa, participando de provas e treinos especiais, comprando uniformes do grupo, participando de eventos sociais da comunidade.

Os exemplos de sucesso e que vêm conquistando cada vez mais entrantes na corrida de rua são de algumas empresas que investiram em bases de apoio para corredores em parques (Mizuno Running Station), experimentação de produtos nos locais de treino (Run Base Adidas), geração encontros entre os atletas (Inner Circle).

A corrida de rua é um fenômeno social que atualmente envolve 13 milhões de possíveis clientes para o seu negócio, 13 milhões de clientes esperando para se conectarem com empresas que tenham o DNA da corrida de rua e que geram engajamento real na vida dos atletas.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar