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Marketing de conteúdo: erros graves cometidos por negócios fitness – Parte 2

Colunista: Fábio Cantizano

Se você leu meu artigo da edição anterior, percebeu o quanto ainda estamos longe de sermos vistos como, de fato, área da saúde.

Por mais que nosso negócio faça parte e que isso esteja em nossas mentes, vale ressaltar que em marketing a nossa percepção (gestores) não é relevante. O que vale é a percepção do cliente.

Um dos maiores erros de marketing de conteúdo (o segundo dessa sequência) que uma empresa pode cometer é:

Erro 2 - Não traduzir a realidade do negócio para os potenciais clientes.

Já comentei bastante sobre criar conteúdos que influenciam os resultados dos clientes, mesmo que não sejam temas exclusivos da Educação Física e com ajuda de profissionais de cada área, como medicina, nutrição, fisioterapia, etc. Entretanto, o conteúdo é uma das principais ferramentas para conduzir seu cliente ao processo de compra.

Responda a essas perguntas:

  • O conteúdo da sua empresa retrata exatamente as práticas do dia a dia da equipe?
  • Quando o cliente entra em seu negócio, consegue perceber que a interação é exatamente como a exemplificada nos conteúdos postados na internet pela sua marca?
  • Quando você cria conteúdo para seu negócio fitness, leva em consideração a forma que seus profissionais agem dentro da empresa?
  • O marketing de conteúdo da sua marca é uma extensão do plano de marketing geral (marketing de serviços, marketing de relacionamento, marketing digital, etc…)?
  • O conteúdo que fala sobre sua empresa traduz os processos adotados para servir ao cliente?

São muitas perguntas que podem causar um verdadeiro turbilhão em sua mente. A ideia é essa mesmo!

O que muito gestor ainda acredita é que criar conteúdo tem a ver com manter o cliente informado sobre dicas e novidades. Isso toda marca faz, a maioria de forma genérica. Não acredito que o leitor da única revista do país com foco em gestão de academias deseje isso para seu negócio! Por isso eu “cutuco” você com essas perguntas chatas, no entanto, reflexivas.

Tudo que envolve sua marca e a forma com que ela lida com o cliente pode e deve ser traduzido em conteúdos estratégicos nos canais da empresa.

Temas x marca

Criar conteúdo sobre temas que traduzam o poder da nossa atuação profissional é fundamental, mas o que muitas agências de marketing e gestores de negócios fitness devem levar em consideração é: esse conteúdo tem a “personalidade” da minha marca?

Toda academia, box ou estúdio que posta conteúdo na internet fala sobre emagrecimento, hipertrofia muscular, definição muscular, erros comuns em determinados exercícios, importância do exercício em tempos de pandemia, etc.

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A impressão que tenho é que os canais das marcas estão “imitando” as mídias tradicionais, como jornais e revistas, publicando sobre os mesmos assuntos e da mesma forma, competindo apenas para ver que vai publicar primeiro.

Sei que pareço chato, mas eu realmente me importo com nosso mercado e com o seu negócio!

A sua marca

É claro que você pode e deve criar conteúdos que também são abordados por outras marcas, desde que seu cliente ou potencial cliente que já tenha consumido conteúdos anteriores possam identificar a autoria.

Se colocarmos quatro telas de celular na frente dos seus clientes com um conteúdo sobre emagrecimento (tema abordado por todos no fitness), mas sem a marca exposta, você acredita que identificarão o conteúdo da sua marca?

Entenda: você não pode fugir dos temas que o consumidor deseja consumir, mas se deseja criar uma marca de sucesso, que atraia mais clientes, mostrando que os profissionais do seu negócio são as maiores autoridades no assunto, o conteúdo precisa de personalidade.

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