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Pilates e o marketing inbound

Colunista: Rodrigo Perfeito

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Estamos em um mercado extremamente concorrido e que passa por dificuldades ocasionadas por acontecimentos econômicos atuais. A pandemia não é desculpa para um grande empreendedor, mas a maioria dos donos de estúdios de Pilates não possuem recurso financeiro e nem tempo para investir em autotreinamento gerencial e acabam por se apresentar como menos preparados para entender as artimanhas do marketing, se enjaulando em um mercado que se apresenta como desaquecido.

O problema não é errar no processo de vendas propriamente dito, e sim, insistir em estratégias que não te dão um grande retorno. Mas calma, estou aqui para lhe ajudar a sair dessa dificuldade com estratégias técnicas de marketing!

O fato é que estratégias de venda e retenção de clientes usadas anteriormente acabam não dando tão certo quando seu consumidor, o praticante de Pilates, coloca a estética da unha ou do cabelo, ou ainda, o lazer com a cervejinha, na frente da promoção da saúde por meio dos exercícios de Pilates. Sim, eu sei, isso sempre aconteceu e é cultural do brasileiro… Mas hoje, estamos passando por um momento novo que trouxe problemas econômicos para todo mundo.

Por esse motivo, está na hora de transcender esse marketing antigo, que é bom, mas inadequado para o momento. Está na hora de ser mais contundente e direto, caso contrário, vai sempre perder espaço para aqueles outros profissionais que não estudaram nem um terço que você, mas sabem aplicar muito bem o marketing pessoal.

Existem diversas maneiras de inovar na hora de vender e atrair novos clientes para seu estúdio de Pilates. Dessa vez vamos conversar um pouco sobre o marketing inbound.

Conhecendo melhor o marketing inbound

Trata-se de estratégias focadas não somente em simplesmente vender matrículas, como também, atrair, converter e encantar os praticantes de Pilates.

Diferencia-se do marketing tradicional por focar em alguns pilares que visam a uma verdadeira conexão com o publico alvo através das redes sociais e marketing de conteúdo. Percebe a diferença? Nesse tipo de estratégia, não estou interessado somente nos números financeiros que novos clientes irão atribuir à conta bancária do estúdio. São criadas atitudes de aproximação e de encantamento. Não importa somente se ocorreu a matrícula, mas também se o seu estúdio tem condições de encantar esse cliente/praticante de exercícios.

Por tempos, era comum que os aplicadores do marketing desviassem a atenção do consumidor das tarefas que estava programado a fazer, como comprar uma fruta no hortifruti, para divulgar produtos que não são de seu interesse naquele momento, assim, ele deixava de comprar sua banana para comprar um par de meias. Isto até funciona se seu objetivo for só vender e se o vendedor for bom de convencimento, mas essa estratégia jamais irá converter aquela pessoa para ser seu cliente, e muito menos, encantá-lo. Será que vender um par de meias ocasionalmente é melhor que vender para essa mesma pessoa sempre que precisar deste produto pelo resto da vida dela? É o famoso: eu só corto o cabelo com o fulano!

Trazendo isto para o lado do Pilates, se algum potencial cliente passa por seu estúdio sem qualquer interesse e você tenta vender algo, dificilmente será atraído. Isso acontece de montão com as pessoas que te abordam na rua perguntando se quer trocar o óculos… Sabe quando que eles vão vender um óculos para mim? Quando eu for atraído de alguma maneira a comprar nessa loja. E não vai ser me abordando repentinamente na rua. O mesmo fato cabe para seu estúdio de Pilates. Antes de oferecer a matrícula, crie estratégias para atrair e encantar esse futuro praticante com suas aulas de Pilates. Depois disso, assinar um contrato será o passo mais fácil de toda essa venda.

Vindo ao seu estúdio por ter sido atraído por sua mensagem

Existem diversos meios de divulgação que podem alcançar o praticante de Pilates, como exposições mais interpessoais pelo Instagram e pelo Whatsapp. E por favor, não coloquem robôs para falar com clientes… gravações não tem condições de sentir as frustrações ou interesses das pessoas e, portanto, não conseguem atrair, converter e encantar ninguém.

Use ferramentas em que é possível conversar e apresentar toda uma história de vida da sua empresa. Entender melhor a necessidade desse cliente e oferecer o serviço que combina com a sua necessidade é o caminho para o sucesso.

Acreditar que um letreiro ou outro marketing estático é eficiente é se deleitar em um passado ultrapassado. As pessoas necessitam de atenção e de se sentirem atraídas pelo seu estúdio, seja devido ao instrutor bem treinado e com currículo importante, seja pelo ambiente família e acolhedor, ou ainda, por ter sido tocado pela história de vida do empreendedor ao montar com tanta dificuldade o estúdio de Pilates.

O que muitos ainda insistem em ignorar é que quando esse cliente vem atraído por sua marca, é muito mais fácil matriculá-lo e transformá-lo em uma espécie de promoter do seu estúdio de Pilates. Mais uma vez, não adianta pegar o cliente pelo grito ou pelo braço e forçá-lo a conhecer sua empresa.

Portanto meus amigos, em últimas palavras, esse conceito se prega em não interromper a passagem de um cliente pela rua para forçá-lo a conhecer seu espaço, mas sim, convidá-lo a vir até você por outros meios. Ele não passou pelo seu estúdio, ele veio ao seu estúdio. Conseguindo isto, terá a possibilidade de criar um relacionamento com seu negócio para que possa oferecer o que realmente é de carência emocional ou biológica de cada praticante de Pilates.

Pensar nessas estratégias ficará por sua conta empreendedor, afinal, ninguém melhor que você para conhecer a história e a proposta de sua empresa, adequando assim, para as necessidades de seus clientes.

Ótimos negócios com seu estúdio de Pilates!

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