Depois da parte 1, dou continuidade, nesta edição, ao processo de estágio do Felipe Macedo, ex-supervisor de Inteligência da Rjz Cyrela, ex-coordenador de inteligência da Tegra e, hoje, gerente comercial da empresa Direcional e professor do MBA em Inteligência de Mercado:
No dia seguinte, fui para a entrevista empolgadaço. Eram três moças lindas para me entrevistar. Fiz os elogios de praxe e ganhei a simpatia das três. O papo inicial era sobre meu currículo e fluía muito bem até me que me fizeram a famigerada pergunta: “normalmente os candidatos vêm até aqui e dizem que querem trabalhar conosco, mas nada sabem sobre nós: o que você conhece da SCJ?”
Tufic, nesse momento me senti verdadeiramente leve! Tinha visto muita coisa e com minha bagagem anterior, fiz algumas conclusões desde o posicionamento da empresa até o share de mercado de cada um dos produtos. Acertei tudo! As três ficaram boquiabertas, cada vez que elas me perguntavam, respondia sem pestanejar!
Quando estava terminando meus argumentos, eu disse: calma que ainda tem mais. Coloquei a mochila em cima da mesa e puxei de dentro a cera que eu havia comprado. Mostrei as vantagens competitivas da marca para um consumidor leigo (revista, abridor e preço barato) e tracei a estratégia da empresa concorrente para ela. Por último e, para tirar uma onda, puxei uma pequena lista de recomendações que eu havia feito!
As três ficaram sem reação. Nunca tinham feito uma entrevista na qual o candidato provasse a proatividade que tanto se promete!
Uma delas disse: Felipe estou realmente muito surpresa com sua entrevista. Mas não creio que essa vaga (em MKTG) seja a ideal para você. Infelizmente os estagiários de MKTG não poderão ser contratados quando terminar o período de estágio devido a um problema da matriz nos EUA, e não acho legal perdermos você ao fim desse prazo para outras empresas. Contudo, há outra vaga abrindo nessa semana, na área de pesquisa de MKTG que aparentemente é a sua preferência, com possibilidade de efetivação e onde você não ficaria restrito a uma marca da empresa. Pelo contrário, seria um pouco responsável por todas elas. Nós iríamos abrir essa vaga para processo de seleção, mas preferimos que você seja nossa primeira opção! Semana que vem você volta, faz um case e outra entrevista com o chefe da área (a quem vou te recomendar pessoalmente).
Voltei para casa muito feliz. Duas semanas depois assumi a vaga de estagiário!