Atualmente, muito se fala em automatizar processos. Infelizmente, muitos gestores de academias pensam que automatizar é apenas ter um bot de atendimento automático… Isso é apenas uma pequena parcela de tudo que uma automação de vendas bem delineada pode fazer pelo seu negócio!
De nada adianta você ter um bot para atender automaticamente as mensagens no WhatsApp da academia se você não tem ESTRATÉGIA!
Automação NÃO É apenas robotizar o atendimento com bots automáticos! Automatizar significa padronizar e agilizar o processo de vendas através de ações automáticas, potencializando a ação humana para aumentar as taxas de conversão.
Dentro desse conceito, você pode automatizar diversas etapas do seu processo de vendas: captação de leads/visitantes, conversão de leads/visitantes em clientes, renovação de clientes ativos, retorno de clientes inativos.
Antes de pensar em automatizar, você precisa entender que qualquer automação precisa de uma estratégia delineada e de input de dados. Além disso, as automações não podem ficar rodando sem controle e provavelmente você vai precisar fazer um investimento mínimo em ferramentas de automação.
Também é preciso atentar para alguns pontos cruciais para o bom funcionamento das automações:
- Processos delineados: a automação não substitui o processo, ela é parte dele.
- Humanização na jornada: o cliente precisa perceber o valor nas mensagens e a auditoria deve ser constante para ajustes.
- Medição de resultados: você precisa ter KPIs claros para avaliar cada automação (taxa de abertura, conversão, taxa de resposta, tempo de interação, dentre outros).
Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para configurar automações simples, destacando-se o WhatsApp, o Manychat e o Make. Eu indico que você comece pelo WhatsApp, transformando ele em um verdadeiro CRM, muito mais prático do que aquele que você (sub)utiliza no seu sistema de gerenciamento.
No vídeo abaixo, eu mostro detalhes de como fazer isso, mostrando o funcionamento na prática.