Publicidade

Diagnóstico da recepção da sua academia

Colunista: Leonardo Allevato

Há mais de cinco anos, eu montei um questionário para ter um retrato do que acontece na recepção das academias de todo o Brasil; desde então, ele está disponível para os gestores que quiserem respondê-lo e terem um diagnóstico do que acontece em sua recepção.

As respostas dadas para quase 50 perguntas traçam um retrato fiel do que cada academia pratica em termos de atendimento e vendas. São tópicos referentes à gestão das vendas, características da equipe de vendas, processos, cadastramento de visitantes, metas, comissões e muito mais!

Para se ter uma ideia, 25% das academias ainda não utilizam um software de gerenciamento. Apesar da importância do controle dos números – e não é preciso um software para isso – esses sistemas facilitam o trabalho e podem gerar poderosos insights para decisões estratégicas. Apesar disso, muitas academias subutilizam as funções disponíveis.

Outro dado importante revelado pela pesquisa mostra que cerca de 36% das academias não cadastram os visitantes que chegam. Isso é preocupante porque, se o visitante não fechar a compra do serviço na hora, fica impossível delinear alguma ação para tentar converter depois, pelo simples fato de não existir registro do contato! Mais preocupante ainda é o fato de 57% das academias que cadastram os visitantes não realizarem qualquer ação após a visita para tentar o fechamento e 40% das que cadastram não controlam o ICV – Índice de Conversão de Visitantes.

Um último dado para ilustrar o panorama das recepções é que 56% das academias não têm processos de vendas delineados. Processos bem delineados podem ajudar a tornar as vendas mais efetivas, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho da equipe e melhora o controle dos gargalos nas vendas.

Tem muito mais informação que você pode receber ao responder ao questionário, além de receber um diagnóstico personalizado da sua academia!

Ficou interessado nesse artigo?

Assine a REF&H por R$ 120,00/ano e tenha acesso a mais de 300 artigos, além de todo o acervo (mais de 2000 artigos) disponível em formato digital em nosso site.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar