Na minha convicção, a comunicação é o maior problema que as academias enfrentam! A falta dela é responsável por você não conseguir captar clientes, por não ter uma equipe de vendas eficiente, por ter uma baixa taxa de renovação e diversos problemas com seus clientes ativos.
As soluções são simples e diversas para cada um desses casos, mas neste artigo eu vou focar na comunicação com sua equipe de vendas: pense em como você se comunica com ela no dia a dia e como são as reuniões que você EVENTUALMENTE realiza…
Isso precisa mudar!
Sua comunicação precisa ser diária, sem gerar uma percepção negativa na equipe. Para isso, ela precisa ser bem estruturada e planejada e, nesse sentido, eu desenvolvi uma metodologia de reuniões diárias, semanais e mensais que, se bem aplicadas, vão mudar a comunicação, a motivação e, consequentemente, os resultados das suas vendas!
Vamos lá?
- DIARIAMENTE, no final de cada expediente, peça um feedback sobre as vendas no grupo de WhatsApp, fazendo comentários pertinentes, sempre permitindo a participação da equipe. Aqui é o momento de se falar sobre as objeções encontradas e os argumentos apresentados, registrando o que funcionou ou não. Além disso, reforce as metas para o dia seguinte, que podem sofrer uma majoração pelo acúmulo das metas não batidas naquele dia ou uma redistribuição ao longo dos dias seguintes.
- SEMANALMENTE, faça, por vídeo, um apanhado do atingimento das metas nesse período, reveja processos e argumentos contra as objeções. Também vale dar uma prévia das metas da semana seguinte.
- MENSALMENTE, faça uma reunião presencial para comemorar o atingimento das metas, pagar as comissões, se for o seu caso, e rever tudo o que aconteceu no mês, além de apresentar as metas para o mês seguinte e ajustar as estratégias.
Adote essa metodologia e veja suas vendas decolarem!