Publicidade

O melhor software de gerenciamento para a sua academia

Colunista: Leonardo Allevato

Um quarto das academias do Brasil ainda não utiliza nenhum software de gerenciamento e muitas das que o utilizam deixam de explorar diversas funções do sistema, por desconhecimento de como utilizá-los ou por não visualizarem como eles podem ser útil para o seu negócio.

Ter um software de gerenciamento apenas para controlar os clientes da academia é desperdiçar dinheiro e deixar de ter uma ferramenta poderosa para gerir sua empresa. Uma planilha de Excel pode, perfeitamente, substituir o sistema nessas condições!

Essa ferramenta pode trazer diversas informações sobre sua empresa que podem gerar insights para desenvolver ações estratégicas de vendas. Percebam que eu falei ações “estratégicas”. A estratégia do negócio cabe ao gestor e, por isso, a análise desses dados TEM que ser feita por você, gestor! Sua equipe de vendas deve utilizar o sistema de forma operacional, ou seja, fazendo o input correto de dados e gerando os relatórios que serão analisados por você.

Mas como saber qual o melhor software de gerenciamento de academias?

A disponibilidade de softwares é tão grande no mercado que fica difícil o gestor escolher! A pergunta “Qual software de gerenciamento que vocês utilizam?”, presente em tantos grupos de WhatsApp, deveria ser abolida para sempre! Isso porque o programa que é bom para uma academia pode não ser bom para outra!

Fig. 1 Principais softwares de gerenciamento utilizados por academias (Fonte: o autor)

Na hora de procurar por um, você deve levar em consideração as suas necessidades operacionais e estratégicas, que números você precisa controlar, que estratégias de relacionamento possui e, a partir daí, buscar as soluções disponíveis.

Talvez seja difícil você encontrar o software perfeito, mas se você partir, primeiramente, da análise do SEU negócio, fica mais fácil encontrar o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Do contrário, você e sua equipe terão que se adaptar ao programa mais barato ou indicado por alguém.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

REF&H
Enviar