Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

O que são processos

Colunista: Leonardo Allevato

Publicidade

Toda e qualquer empresa deveria estar apoiada sob o tripé pessoas-processos-produtos. Você precisa ter o que vender (produto), quem vender (pessoas) e como vender (processos).

“Processos” também são conhecidos pelo nome de “scripts”, mas são poucas as academias que têm scripts de atendimento e vendas bem definidos, para qualquer um que tenha acesso a eles consiga reproduzi-los. Por “bem definido” entenda-se mapeados, delineados e REGISTRADOS.

Geralmente, esses processos estão na cabeça do gestor, que os transmite para um gerente ou uma recepcionista e assim vai-se transmitindo ao longo do tempo. Chega uma hora em que eles já não são mais fidedignos e fogem totalmente da estratégia da empresa!

Outro ponto onde muitos gestores de academias erram é entregar o processo (script) pronto para a equipe executar. Um bom delineamento de processos passa pela participação da equipe que vai executá-lo, a fim de que possam opinar e, até mesmo manter o que já está sendo feito, caso os resultados sejam satisfatórios.

Quando se tem processos bem delineados, fica mais fácil desempenhar tarefas – a produtividade aumenta – além de controlar melhor o que sua equipe está fazendo. Com processos bem delineados também é possível detectar erros durante o curso das tarefas, tornando-se mais fácil corrigi-los antecipadamente.

Não ter processos delineados para as suas vendas significa não ter uma metodologia de trabalho para a sua equipe e não ter perspectiva de atingimento de resultados.

Uma metodologia fácil de ser aplicada para o delineamento de processos passa por: 1) nomear o processo; 2) delinear o processo; 3) registrar o processo; 4) implementar o processo; 5) observar, controlar e ajustar o processo.

Mapear e delinear processos é o modo mais fácil de se gerar mais produtividade nas vendas da sua academia!

Clique no botão abaixo para conhecer um modelo de processo para visitantes em uma academia.

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar