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O que são processos

Colunista: Leonardo Allevato

Toda e qualquer empresa deveria estar apoiada sob o tripé pessoas-processos-produtos. Você precisa ter o que vender (produto), quem vender (pessoas) e como vender (processos).

“Processos” também são conhecidos pelo nome de “scripts”, mas são poucas as academias que têm scripts de atendimento e vendas bem definidos, para qualquer um que tenha acesso a eles consiga reproduzi-los. Por “bem definido” entenda-se mapeados, delineados e REGISTRADOS.

Geralmente, esses processos estão na cabeça do gestor, que os transmite para um gerente ou uma recepcionista e assim vai-se transmitindo ao longo do tempo. Chega uma hora em que eles já não são mais fidedignos e fogem totalmente da estratégia da empresa!

Outro ponto onde muitos gestores de academias erram é entregar o processo (script) pronto para a equipe executar. Um bom delineamento de processos passa pela participação da equipe que vai executá-lo, a fim de que possam opinar e, até mesmo manter o que já está sendo feito, caso os resultados sejam satisfatórios.

Quando se tem processos bem delineados, fica mais fácil desempenhar tarefas – a produtividade aumenta – além de controlar melhor o que sua equipe está fazendo. Com processos bem delineados também é possível detectar erros durante o curso das tarefas, tornando-se mais fácil corrigi-los antecipadamente.

Não ter processos delineados para as suas vendas significa não ter uma metodologia de trabalho para a sua equipe e não ter perspectiva de atingimento de resultados.

Uma metodologia fácil de ser aplicada para o delineamento de processos passa por: 1) nomear o processo; 2) delinear o processo; 3) registrar o processo; 4) implementar o processo; 5) observar, controlar e ajustar o processo.

Mapear e delinear processos é o modo mais fácil de se gerar mais produtividade nas vendas da sua academia!

Clique no botão abaixo para conhecer um modelo de processo para visitantes em uma academia.

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