Já é sabido que, a cada dia, a concorrência no mercado de academias e studios aumenta e que se diferenciar está cada vez mais difícil. Já não é novidade dizer que é preciso inovar e buscar novas tecnologias para garantir o sucesso do seu negócio, de conquistar o seu espaço num terreno tão concorrido. Então, como construir diferenciais na sua academia? Bem, não há receita universal, mas algumas técnicas e estratégias podem ajudar. Mas, antes de falar em diferenciação, vamos analisar o mercado hoje.

Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada no dia 12 de setembro de 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país teve um crescimento de 0,8% na passagem de junho para julho, no que tange aos serviços. Isto quer dizer que o ramo dos serviços está crescendo cada vez mais.

Diante desse cenário, e na busca frenética por uma solução rápida, as empresas acabam caindo na vala comum, ou seja, baixam o preço, vendo essa como a única possibilidade de competir no mercado. Baixar o preço pode até ser uma solução, mas até quando? Não seria mais interessante conquistar o cliente sem precisar mexer no financeiro? E mais, fidelizar o cliente mesmo com preços acima dos concorrentes? Como fazer isso? Simples, investindo na criação de valor!!!

Como anda o brand equity da sua academia?

Alcança-se a competitividade estratégica uma empresa é bem-sucedida em formular e implementar uma estratégia que gere valor. Mas como fazer isso? O cliente que vive uma experiência positiva, seja na compra de um serviço ou produto, fatalmente volta a adquirir esse produto/serviço, pois não é a simples aquisição, mas sim o que essa aquisição gerou nesse cliente. É vender valor e não preço! É brand equity!

Brand equity é o valor atribuído a produtos ou serviços pelos clientes, mostrando como se sentem os consumidores, suas reações e percepções diante de uma marca, produto ou serviço. Com base nessas informações é possível pensar no planejamento estratégico da empresa.

Para iniciar o processo de diferenciação, é preciso planejamento, isto é, pensar o seu negócio como um todo, cada processo, do atendimento ao financeiro. Aí sim, depois de um planejamento bem estruturado é chegado o momento de se colocar tudo em prática. De nada adianta planejar se não houver quem execute. E aqui está o grande segredo da diferenciação: o colaborador. E se tanto seus colaboradores, quanto seus clientes são pessoas, definitivamente, você precisa entender de pessoas. Ou nada feito! Se você não entende de pessoas, dificilmente você entenderá de negócios, isto porque pessoas entendem pessoas.

Como se diferenciar no mercado

O grande diferencial do mercado não está no serviço, no produto propriamente dito, esses são super importantes também, mas o “pulo do gato” está nos colaboradores. Empresas podem obter muita vantagem competitiva com uma equipe de profissionais bem qualificada, que deveria ter, pelo menos, essas seis características básicas:

  1. Competência
  2. Cortesia
  3. Credibilidade
  4. Confiabilidade
  5. Capacidade de resposta
  6. Comunicação

Então, para garantir um diferencial e acabar com a concorrência, é necessário investir nos colaboradores da sua empresa. Em 2018, as empresas brasileiras investiram em treinamento e desenvolvimento (T&D) uma média de R$ 2,21 milhões – montante que representa 1,62% das despesas com folha de pagamento. Esse número, entretanto, sofreu uma retração de 8% se comparado aos investimentos na área em 2017. Um dos fatos que corrobora esses dados é que ainda existem empresários que consideram essa questão um gasto para a empresa e não um investimento.

Por outro lado, o mercado registra que há um aumento no volume de horas de treinamento por colaborador no Brasil, tendo chegado, em 2017, em meio à crise, a 33% a mais do que o registrado no ano anterior. Isso mostra que investir na educação corporativa, além de construir um diferencial para sua academia, é uma questão de sobrevivência. Conquistar um novo cliente custa muito mais do que manter um atual! Sendo assim, treine, capacite, desenvolva, prepare colaboradores e tenha a fidelização de clientes como o seu principal diferencial.

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