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Negócio fitness: ter uma franquia ou desenvolver marca própria?

Colunista: Fábio Cantizano

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O empreendedorismo no mercado fitness vem ganhando cada vez mais força, incentivando marcas consolidadas a implantarem cada vez mais o sistema de franquias, atraindo olhares de potenciais investidores.

O desenvolvimento desse modelo de negócio no mercado fitness ainda engatinha no Brasil, se compararmos com os exemplos em fast food, salões de beleza, clínicas de estética e outros que já exploram há bastante tempo o franchising. Mas, ainda assim, muitos empreendedores se sentem seduzidos para investir em uma marca consolidada com promessas atraentes de retorno em curto espaço de tempo.

Marcas de roupas e acessórios esportivos como Mormai e Tapout conquistaram a atenção do público nesse sentido, mesmo não tendo o fitness como base para construção da marca. Investiram pesado aproveitando a fama conquistada ao longo dos anos em seus mercados de origem. Todo negócio envolve risco e o sistema de franquias tem a proposta de garantir retorno ao empreendedor através da força da uma marca. Vale ressaltar que quanto mais forte é a marca no mercado, maior é o investimento, além da promessa de retorno.

Não estou aqui para elogiar o modelo ou sugerir uma marca, mas para trazer alguns fatores importantes a serem analisados antes de assinar um contrato de franquia no mercado fitness. Antes de investir seu dinheiro em um modelo de negócio como esse, faça algumas perguntas simples, além de refletir bastante:

Seria realmente vantajoso empreender como franqueado?

Não existe uma resposta pronta. Diversos fatores precisam ser analisados antes de colocar suas economias neste modelo de negócio. Muitos empresários têm sucesso, outros nem tanto. O que temos que analisar é o grau de comprometimento do franqueador com o franqueado, assim como a sede de sucesso e expertise do empreendedor.

Existe empresa/marca ideal?

Aquela que conquistar a sua confiança e estiver dentro das suas possibilidades de investimento. Para isto, observe cada detalhe abaixo para não dar um tiro no escuro ou no próprio pé.

Há um contrato?

Jamais invista seu dinheiro em uma marca que não apresenta um contrato bem detalhado e claro, principalmente com relação aos direitos e deveres de cada envolvido, no caso, franqueador e franqueado. Por mais que um “contrato de boca” tenha valor legal, uma empresa de sucesso precisa garantir que os novos franqueados perpetuem a marca de acordo com as normas estabelecidas pelo franqueador, padronizando a mensagem e a experiência do cliente. Acredite, não há como trabalhar em um modelo de negócio como este sem um contrato bem detalhado.

Como é o atendimento ao franqueado?

Certa vez, um cliente meu de consultoria me pediu para avaliar uma marca que fez propaganda do seu sistema de franquias. É anunciado como um modelo de negócio mais econômico, com propostas e valores para diversos tamanhos de espaços/instalações.

Confesso que o modelo é bem atraente e inovador. O crescimento da marca mostra-se promissor, pois muitos profissionais de Educação Física se interessaram e ainda se interessam pela oportunidade apresentada, mas tenho minhas dúvidas se permanecerá no mercado com a mesma força daqui a alguns anos.

Tive acesso por um colega ao WhatsApp do responsável pela comunicação da empresa e entrei em contato. Fui respondido no dia seguinte com a informação de que uma consultora do departamento comercial entraria em contato comigo em breve. Cinco dias depois, ele me perguntou pelo mesmo canal se a consultora havia entrado em contato. Eu disse que não. Pela forma que a conversa foi conduzida, percebi que essa falha de comunicação não era uma surpresa. Muito cuidado com isso! A organização durante a venda fala muito sobre a marca!

Como funciona o marketing da franquia?

É muito comum no sistema de franquias a cobrança de taxa para marketing e publicidade da marca. O objetivo desta cobrança é financiar campanhas de marketing para divulgação e perpetuação da marca, beneficiando todos os envolvidos. No contrato deve estar claro como a taxa é utilizada. Também gera confiança no franqueado quando a empresa responsável apresenta em reunião ou conferência online o plano de marketing para a marca. Caso a empresa não tenha planos a serem discutidos ou apenas apresentados, significa que as ações, na maioria das vezes, são de “tentativa e erro”. Uma empresa com uma marca de sucesso jamais cometeria esse erro. Poderia até não detalhar o plano de marketing para o franqueado, mas alguma ideia do que será feito, sim.

Como funciona o processo de seleção de pessoal?

Algumas franquias têm como regra a contratação pela empresa administradora da marca. Neste caso, o franqueado não faz o processo seletivo, apenas o franqueador. Na maioria das vezes, a primeira seleção é feita pelos responsáveis pela marca, mas depois, de acordo com a necessidade, o franqueado pode contratar. Alguns franqueadores acreditam que um processo seletivo padronizado e realizado pelos mesmos pode amenizar possíveis desvios de foco, evitando contratações fora de perfil.

Se pensarmos bem, a proposta de contratar inicialmente para não haver “desvio” perde valor quando o franqueado passa a contratar posteriormente quando necessário, a não ser que sejam criadas regras para este processo por parte do franqueado. Ainda não vi um exemplo claro no mercado fitness sobre essa questão. Não vejo problema algum em processos seletivos feitos pelo franqueado, desde que o responsável seja treinado e conheça as regras da empresa franqueadora.

Como é o treinamento dos profissionais?

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa no sistema de franquias é o treinamento dos profissionais. Lembra quando mencionei a perpetuação da marca? Vale relembrar também que a marca é um dos ativos mais valiosos de uma empresa e deve ser disseminada por todos os envolvidos, principalmente por quem fica na linha de frente com o cliente.

O treinamento sobre atendimento ao cliente pode e deve ser conduzido, ao menos inicialmente, pelo franqueador e posteriormente reforçado pelo franqueado, periodicamente.

Ressalto que é extremamente importante criar um calendário para treinamentos, sejam eles conduzidos pela franqueadora ou pelo franqueado. Isso não é apenas uma recomendação prática, é uma sugestão para averiguar antes da assinatura do contrato. Caso a marca não tenha uma política clara e convincente sobre treinamentos periódicos, desconfie, pois se tiver que ficar a critério do franqueado, o risco de perda de padrão é grande.

Já vi profissionais experientes em treinamento e desenvolvimento treinando equipes de forma majestosa, mesmo sendo em um modelo de franquia, mas só dá certo quando o franqueado abraça a causa, confiando na marca e na expertise de quem está por trás dela.

Em qual ramo investir, afinal?

Se você é um empreendedor de sucesso em outra área e deseja investir no mercado fitness, mesmo não tendo experiência no setor, o sistema de franquias pode cair como uma luva. Caso queira abrir um negócio, mas tem dúvidas sobre qual ramo investir, não escolha o mercado fitness.

Não quero que você perceba isso como um banho de água fria, pois este mercado avança bem rápido e, na maioria da vezes, sua evolução é tão rápida que os empreendedores, principalmente dos negócios de pequeno porte, não conseguem se adaptar/adequar às novidades e tendências em tempo hábil. Entenda que um negócio fitness prospera apenas se o empreendedor estiver de frente ou com uma equipe muito competente.

Vai abrir uma franquia? Faça apenas depois de analisar esses fatores e sentir bastante confiança. Do contrário, crie sua marca e encare o mercado dando sua personalidade ao negócio e investindo no crescimento, sempre.

Quer discutir mais sobre esse assunto e sobre outros ligados ao marketing para negócios fitness? Participe do grupo de WhatsApp MKTG Fitness.

 

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