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Processos, processos, processos

Colunista: Leonardo Allevato

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Processo pode ser definido como o modo ou método de se fazer alguma coisa.

Quando se definem esses “métodos”, também conhecidos por “scripts”, fica mais fácil desempenhar tarefas, além de controlar melhor o que sua equipe está fazendo e detectar erros durante o curso das tarefas.

Quer ver uma aplicação prática do delineamento de processos?

Suponha que você tem um ticket médio de R$ 100,00 e recebe 100 visitantes por mês, desse total, 40 se convertem em clientes. Você não faz absolutamente nada com os outros 60 que tiveram o interesse em visitar sua academia, efetivamente a visitaram, conheceram, mas não fecharam.

Se houvesse algum plano de ação para tratar com eles – um processo – talvez a história fosse diferente e você teria uma receita a mais, naquele mês. E estamos falando somente dos visitantes, mas considere esse cálculo para clientes inativos, clientes trancados e por aí vai.

Todo processo de VENDAS pressupõe um processo de ATENDIMENTO atrelado a ele. Ou seja, não há venda sem atendimento. Assim, as estratégias de atuação de uma academia devem passar pelo delineamento de PROCESSOS de atendimento e vendas nos diversos setores da empresa.

Dessa forma, as estratégias devem passar por todos os pontos onde se possa fazer uma venda: cadastro de visitantesoperacionalização do BV, cadastro de inativos, alunos faltosos, vendas adicionais, atendimento na musculação, atendimento nas aulas coletivas, dentre muitos outros que podem e devem ser delineados.

Toda e qualquer empresa deveria estar apoiada sob o tripé pessoas-processos-produtos. Você precisa ter o que vender (produto), quem vender (pessoas) e como vender (processos).

Mapear e delinear processos é o modo mais fácil de se gerar mais produtividade nas vendas da sua academia! Sem processos, provavelmente sua empresa estará à mercê da vontade dos clientes de comprarem. E se eles não comprarem, como você fica?

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