Pesquisar
logotipo-refh-transparente

Publicidade

[uam_ad id=”3500″]

Qual o dia de prevenir afogamentos?

Colunista: Marcelo Barros de Vasconcellos

Publicidade

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), pioneira no Brasil na área de afogamentos, organiza campanhas há anos, tais como a Semana Nacional de Prevenção de Afogamentos no Brasil. Nos últimos anos, outros países aderiram à iniciativa da SOBRASA e neste ano ocorrerá a 4ª edição da semana Latinoamericana de prevenção de afogamento de 23 a 29 de novembro com a participação de 15 países. Desde a sua fundação, em 1995, a SOBRASA atua para interromper as mortes por afogamentos. É uma entidade sem fins lucrativos, que atua como órgão de convergência na prevenção de afogamentos e acidentes, de todas as atividades de esporte, lazer e trabalho na área aquática.

Já o Instituto de Natação Infantil (INATI) escolheu novembro para ser o mês nacional de segurança aquática. O objetivo é trabalhar a conscientização da população para o grave problema de afogamentos às vésperas do verão, período do ano que mais acontece esse grave incidente. Para participar, o INATI sugere que os locais que realizam aulas de atividades aquáticas organizem eventos de conscientização com os alunos e também com os responsáveis pelas crianças.

Prevenção não tem preço, mas sua ausência tem custo!

Segundo a OMS, no mundo existem cerca de 320 mil mortes anuais de afogamento com custo anual diretos/indiretos na faixa de US$ 273 milhões nos EUA, R$ 228 milhões no Brasil, C$ 173 milhões no Canadá e AU$ 85,5 milhões na Austrália. Mas, qual o custo de perder uma vida? Um custo irreparável para seus pais, familiares e amigos.

No Brasil, dados da SOBRASA mostram que o afogamento é a 2ª causa de óbito entre 1 a 4 anos, além disso, 16 brasileiros morrem afogados diariamente e em 2018 ocorreram 5.632 casos de morte por afogamento e mais de 100.000 incidentes não fatais.

Utilize os sentidos para prevenir afogamentos

  • Audição: fale para o aluno como ele deve se comportar para evitar acidentes.
  • Visão: mantenha o aluno no seu campo visual.
  • Tato: mantenha o contato com o aluno que não sabe nadar! Distância de um braço.
  • Paladar: oriente os pais a não tomar bebida alcoólica se estiver pensando em entrar na água ou cuidando de alguém.
  • Olfato: fique atento ao cheiro forte de produtos químicos e de algo queimando.

Participe desta campanha!

Todos os dias são importantes para se prevenir afogamento. Campanha significa um conjunto de esforços, de ações diversas, continuadas e/ou coordenadas, para atingir um objetivo. Chamar a atenção da sociedade para ações durante uma semana ou um determinado mês é importante para unir esforços na prevenção. Contudo, a luta pela redução de afogamento precisa ser diária.

Escolas de natação, entrem nessa campanha e vote 0 afogamentos!

Leia outros artigos

O que achou desse artigo?

Publicidade

Publicidade

Publicidade

REF&H
Enviar