Ginástica coletiva on-line-na pandemia

Na situação atual que o mundo se encontra devido à COVID-19, é fantástico observar a quantidade de profissionais de Educação Física que de alguma forma se disponibilizaram em ajudar gratuitamente as pessoas. Tenho acompanhando lives de bate papo da nossa área, principalmente de aulas coletivas; como é bom acompanhar parcerias de professores de diferentes regiões e perceber a alegria de quem está participando!

Entretanto, tenho algumas observações sobre essas lives que podem ser levadas em consideração, não para que ninguém mais faça, porém para que sejam feitas de forma segura e eficiente. Observem que existem alguns públicos distintos que acompanham as mesmas lives de algum professor, que são: os praticantes de atividades físicas, os próprios alunos do profissional, os que nunca foram seus alunos e os que nunca se exercitaram. Nesse pacote já são quatro grupos diferentes de público em uma mesma aula online. O que tem me preocupado nessas lives de coletivas é a falta de organização das mesmas em relação ao que vai ser apresentado a esses participantes, confesso que existem lives excelentes realmente bem elaboradas e vendáveis, mas também existem algumas que são “AMONTOADO DE EXERCÍCIOS”, esses sim me preocupam.

São colocados sem uma explicação prévia para quem será a aula, muitas delas não seguem uma estrutura que tenha começo meio e fim, muitas vezes só tem o meio (parte principal), não há momento preparatório (aquecimento) nem muitas vezes a volta à calma. Diante disso, mesmo sendo uma forma espetacular de incentivar pessoas a não ficarem paradas e vender seu trabalho, não se pode deixar de observar que muitas dessas pessoas nunca fizeram uma aula coletiva. Aconselho sempre antes de iniciar qualquer aula, explicar sobre a mesma, de uma forma direta e clara, não abrir mão da segurança e eficiência principalmente porque não está se vendo o praticante, e daí aproveitar para criar estratégias de vendas dessa sua aula para um novo público, que sem dúvidas pós pandemia vai aderir as aulas online!

É uma excelente oportunidade de você, professor de aulas coletivas, mostrar que é diferenciado, competente, mas para isso, é imprescindível dominar a teoria da ginástica: a prática é linda, porém o que sustenta essa prática é a ciência, não esqueçam que aulas coletivas são treinamentos recheados de música e divertimento; façam valer a posição que as aulas coletivas ocupam no ranking de tendências do ACSM há alguns anos!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia outros artigos

REF&H
Enviar